(Por ordem alfabética.)
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ABSTRACIONISMO
A Arte Abstrata surge no início do século 20, quando alguns artistas começaram a produzir obras sem qualquer intenção de representar a realidade. Alguns acreditam que o primeiro artista a produzir uma tela abstrata foi o russo Wassily Kandinsky, entretanto há muito debate sobre o assunto – há quem diga, por exemplo, que a sueca Hilda af Klint, hoje na obscuridade, foi a primeira.
ART NOUVEAU
A “nova Arte” surgiu na Bélgica, porém se desenvolveu mesmo na vizinha França e, de lá, se espalhou pela Europa. A Art Nouveau é caracterizada pelas curvas e elegância. Embora tenha tido maior influência nas “Artes Aplicadas” (isto é, em decoração, móveis etc. – ou seja, ao design), a Art Nouveau também chegou às “Belas Artes” (isto é, Pintura, Escultura etc.). A Secessão de Viena, capitaneada por Gustav Klimt, foi um dos movimentos artísticos que a adotou.
ARTE BIZANTINA
Arte cristão que prevaleceu durante a Idade Média. As principais manifestações da Arte Bizantina se deram em forma de mosaicos. Na Pintura, ícones pequenos, bidimensionais, com pouca emotividade.
A Arte Bizantina começaria a desaparecer quando artistas italianos como Cimabue, Duccio e Giotto começaram a buscar, ainda em temas cristãos, uma representação mais naturalista, tridimensional e mais emocional.
ARTE EGÍPCIA
A Arte Egípcia tinha um objetivo muito mais religioso do que artístico. Foi feita por artesãos que trabalhavam para a corte dos faraós, preocupados com a vida após a morte. Assim, a representação egípcia visava reproduzir o mundo real para que este acompanhasse os faraós em suas jornadas após o falecimento.
A Arte Egípcia é caracterizada por um esquematismo extremo, uma rigidez que se mantém por séculos e séculos, com pouquíssimo espaço para inovações e criatividade artísticas.
ARTE GREGA
A Arte Grega é a manifestação visual do despertar da humanidade. Desde o seu surgimento, o pensamento do ser humano havia sido dominado por interpretações mitológicas do mundo. Com os gregos, alguns séculos antes de Cristo, surge a Filosofia – que, pela primeira vez na História, até onde se sabe, é uma grande tentativa de fazer a razão como principal instrumento de entendimento do mundo. Por consequência, o próprio ser humano passa a ser como algo especial. E isto se refletirá na Arte – que tenta reproduzir a beleza e a grandiosidade humana – de forma até exagerada, idealizada.
Os gregos fizeram uma grande civilização, porém que não duraria muito tempo. Entretanto, não seriam esquecidos para sempre. Os romanos adotariam muito da Arte Grega. E, mesmo com o fim dos romanos e o “longo sono” europeu, na Idade Média, que durou cerca de mil anos, a Arte Grega renasceria, como um modelo e um ideal, no Renascimento Italiano.
ARTE ROMANA
Embora tenha suas peculiaridades, a Arte Romana é entendida como uma continuação, sem grandes novidades, da Arte Grega.
Entre, aproximadamente, os anos 500 e 1500. Representação de temas bíblicos, de forma rígida. Arte essencialmente Católica ou Cristã. A Pintura praticamente desaparece – a Arte Bizantina é caracterizada pela produção de mosaicos. Na metade do século 14, entretanto, com artistas como os italianos Cimabue e Giotto di Bondone, há um ressurgimento da Pintura – o estilo seria chamado de Gótico Internacional.
Existe um grande debate sobre se podemos chamar certos artefatos pré-históricos de Arte. As Vênus pré-históricas, por exemplo, boa parte dos teóricos acredita que foi feita com algum objetivo ritualístico, possivelmente parte de alguma crença relacionada à fertilidade. Ainda assim, tais objetos, assim como os desenhos em cavernas (Lascaux, Altamira etc.) são considerados como exemplos de Arte Pré-Histórica.
ARTE RUPESTRE
A Arte Rupestre é um tipo de Arte Pré-Histórica. “Rupestre” é um adjetivo que significa “relativo a rochas”. Isto é, a Arte Rupestre é a Arte Pré-Histórica feita em cavernas.
BARROCO
CUBISMO
Há discussões acaloradas sobre quem seria o criador do Cubismo. Há pouca discussão, entretanto, sobre quem foi o maior nome do gênero: indiscutivelmente, o mais famoso foi o espanhol Pablo Picasso.
DADAÍSMO
O Dadaísmo surge, após a Primeira Guerra Mundial, como uma resposta ao desencantamento em relação ao suposto progresso da Humanidade.
EXPRESSIONISMO
O Expressionismo não surgiu como um movimento organizado. Pelo contrário, um dos primeiros e principais nomes do estilo trabalhou de forma praticamente isolada a vida inteira: o holandês Vincent van Gogh.
FUTURISMO –
IMPRESSIONISMO
Movimento artístico surgido no final do século 19 na França. Inovou na técnica e na temática. Os artistas pintavam ao ar livre e com pincelas rápidas, buscando captar a “impressão” do momento. Não retratavam mais cenas históricas ou personalidades importantes, mas paisagens e o cotidiano francês e parisiense. Entre os principais artistas do movimento, encontram-se CLAUDE MONET, PIERRE-AUGUSTE RENOIR e EDGAR DEGAS.
MANEIRISMO
Após a morte dos grandes nomes do Renascimento, os artistas vindouros se “empolgaram” demais com o poder da Arte e começaram a exagerar – nas cores, nas formas (figuras alongadas e contorcidas) etc. Tentando pintar “à maneira” dos renascentistas (daí o nome pejorativo que a Arte deste período ficou chamada), foram bastante criticados, embora atualmente as obras destes artistas, como El Greco, sejam vistas como originais e valham milhões.
MODERNISMO
“Modernismo” é um nome genérico, “guarda-chuva”, que engloba todos os movimentos surgidos no final do século 19 e início do século 20, que se opunham à Arte Clássica e propunham novas e radicais formas de representação.
OP ART
Movimento artístico nascido na região de Flandres, no norte da Europa, e que se espalharia pelas regiões vizinhas, nos séculos 15 e 16. Ali surge e se desenvolve a pintura a óleo e, com esta, a busca de um realismo extremo. Além disto, ao contrário da “concorrente” Itália católica, onde a temática religiosa era quase obrigatória nas telas, em Flandres, sem esta restrição, os artistas, para ganhar a vida, retratavam os poderosos – e, para satisfazer aos seus anseios artísticos próprios, retrataram a vida do homem comum, o camponês.
PONTILHISMO
O movimento de “apenas um artista e apenas uma obra”. Na pintura pontilhista, as figuras são formadas ponto a ponto – como os pixels de uma imagem digital. O Pontilhismo foi inaugurado, em grande estilo, por GEORGES SEURAT com seu quadro “Domingo à tarde na ilha de La Grande Jatte”, obra de execução muito difícil. Seurat, entretanto, morreria muito jovem e ninguém se dispôs a levar o estilo adiante.
POP ART
Um dos maiores nomes da Pop Arte seria o americano Andy Warhol. Como o próprio nome indica, a Pop Art propõe uma releitura de manifestações populares, de massa – como as famosas fotos de Marilyn Monroe que Warhol copia à exaustão, de forma hiper-colorida.
PRÉ-RENASCIMENTO
A definição é um pouco vaga: engloba artistas que se afastaram do padrão típico da Arte Bizantina e até do Gótico Internacional, porém ainda não são adotaram plenamente as características vistas no Renascimento. Confira a página artistas do Pré-Renascimento.
RENASCIMENTO
O Renascimento Italiano foi um dos movimentos artísticos mais importantes de todos os tempos, desde o seu surgimento, no começo do século 16. Foi levado adiante por nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli, que até hoje são considerados alguns dos maiores artistas de todos os tempos. Embora o Renascimento, em si, tenha durado poucas décadas, os seus padrões balizariam a Arte até o final do século 19 – seja como um padrão a ser alcançado, seja como um padrão a ser questionado.
O Renascimento, de forma teórica, pode ser dividido em fases, como o Pré-Renascimento, o Alto Renascimento etc. Como também houve manifestações semelhantes fora da Itália, houve também o Renascimento Nórdico – nos países do norte da Europa. E até subdivisões dentro da própria Itália, como o Renascimento Veneziano.
REALISMO
A expressão “realismo” significa, em um sentido amplo, uma representação fiel da realidade – que vinha sido buscada pelos artistas desde o final da Idade Média. Entretanto, como movimento artístico, é chamado de Realismo apenas a produção ocorrida na segunda metade do século 19 que, além daquela tentativa de “fotografar” uma cena, retratava cenas cotidianas, o povo, o trabalhador. Assim, o Realismo foi considerado “escandaloso” pela elite e desprezado pelos críticos. Um de seus maiores nomes foi o francês Gustave Coubert.
ROCOCÓ
ROMANTISMO
SIMBOLISMO
O Simbolismo se opõe, voluntariamente ou não, ao Realismo. Enquanto os realistas desejam expor a vida de forma “nua e crua”, os simbolistas não demonstram tanta preocupação social – pelo contrário, querem acessar o indivíduo, suas emoções, os sonhos, os mitos que povoam nossa psiquê. O maior nome do Simbolismo, sem dúvidas, é o austríaco Gustav Klimt (1862 – 1918), pintor de “O beijo” (1908), certamente uma das obras de Arte mais famosas de todos os tempos.
SUPREMATISMO
O Suprematismo teve vida muito curta, porém seria muito influente no decorrer do século 20. Seu idealizador foi o ucraniano Kasimir Malevich, com telas como “Quadro negro sobre fundo branco”. O Suprematismo não desejava pintar quadros abstratos aleatórios, mas buscava um profundo senso de ordem em suas obras. A princípio, o movimento foi bem aceito pela Revolução Russa, porém posteriormente foi perseguido.
SURREALISMO
O Surrealismo foi um movimento surgido no início do século 20, influenciado pelas ideias do psicanalista Sigmund Freud, que tentava trazer o confuso mundo dos sonhos, do inconsciente, para as telas. Seus maiores representantes foram o espanhol Salvador Dalí e o belga René Magritte. Entretanto, as raízes da ideia podem ser rastreadas no pintor medieval holandês Hieronymus Bosch.